A atividade física regular com o objetivo de seguir um estilo de vida mais saudável tem continuamente atraído as mulheres para as práticas esportivas. Embora uma significativa parte delas opte por esforços de média intensidade somente pelo bem estar, um número crescente treina e compete regularmente e algumas são atletas. Independente do nível de preparação física, essas mulheres ativas e envolvidas com diferentes modalidades esportivas têm exigido inovação, conforto e funcionalidade em suas roupas, que devem se adaptar às necessidades contemporâneas.
Um vestuário esportivo adequado exerce um papel importante e deve corresponder ao estilo de vida da mulher moderna: agitado e saudável. Deve ainda ser desenvolvido com a percepção dessa mulher, ou seja, levando em conta suas ca-
racterísticas físicas, biológicas e principalmente psicológicas, oferecendo respostas diferenciadas que auxiliem em sua busca por equilíbrio, harmonia e melhor expressão de sua aparência e beleza.
O conforto é um atributo fundamental neste contexto e está diretamente associado às funções fisio-
lógicas do corpo. O bem estar durante o uso é uma complexa equação que envolve diversos aspectos da roupa como termorregulação, sensação tátil, aspectos ergonômicos e conforto psicológico, que na mulher tem características distintas em relação ao homem.
Além das preferências pessoais, os atributos tecnológicos das roupas devem considerar exigências específicas. O fato, por exemplo, das mulheres terem comportamentos cíclicos (e não lineares, como os homens) exige respostas diferentes também em relação aos tecidos. As diferenças físicas e biológicas associadas às alterações hormonais também influenciam em seu ritmo durante as atividades físicas e têm relação direta com dois aspectos da roupa: gerenciamento térmico e o conceito da compressão (ver adiante).
Particularidades como maior sensibilidade térmica e sustentação na região das mamas exigem tecidos com refinadas estruturas e que ofereçam mais conforto e segurança. Esses tecidos também devem estar em sintonia com a moda e o estilo de vida, além de serem leves, compactos, sem transparência, proporcionando “efeito firmador” - modelando glúteos e coxas - e, por que não dizer?, “dar uma mãozinha” no disfarce de alguns sinais de celulite. Roupas e tecidos estão diretamente envolvidos com a pele da mulher e devem atender suas necessidades de forma confortável, funcional e em ligação com seu universo e conceito de autoestima